Em entrevista, gerente da UAC de Vinhedo fala sobre a integração do sistema da Maestro com o Ministério da Saúde

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

Desde 2013, a Secretaria de Saúde da cidade de Vinhedo utiliza o sistema de gestão em saúde da Maestro Sistemas Públicos. Conversamos com Carmen Aline Bernardo, gerente de UAC (Unidade de Avaliação e Controle) do município de Vinhedo para saber a sua opinião sobre os benefícios e vantagens que o sistema proporciona no dia a dia na gestão da unidade e a integração com os sistemas do Ministério da Saúde.

Confira a entrevista completa com a Carmen Aline Bernardo:

Quantos profissionais trabalhavam no setor da Unidade de Avaliação a Controle (UAC) antes da implantação do sistema de gestão em saúde da Maestro? Qual o prazo médio era gasto para realizar a digitação dos atendimentos do mês?
Carmen: O setor era composto por 3 estagiários e 5 funcionários concursados, hoje a equipe é composta por 3 funcionários concursados. Era gasto em média 45 dias para realizar a digitação da produção mensal dos atendimentos da saúde.

Com implantação do sistema de gestão em saúde da Maestro foi possível reduzir o quadro de funcionários no Setor?
Carmen: Houve diminuição do quadro de funcionários em 62,5%, isso foi possível devido a praticidade do sistema, tanto para a digitação quando para a emissão de relatórios gerenciais.

E quanto a digitação dos atendimentos, também foi possível reduzir este prazo?
Carmen: Sim, hoje é gasto aproximadamente 15 dias para realizar a digitação da produção mensal dos atendimentos da saúde.

Sabemos que o trabalho da Unidade de Avaliação e Controle (UAC) é o local onde todas as informações de atendimentos das diversas áreas da saúde são validadas e exportadas para os diversos sistemas do Ministério da Saúde. Em sua opinião, o fato de o sistema conseguir integrar as diversas esferas de atendimento e gerenciar de forma automática as informações que devem ser enviadas para cada tipo de sistema do Ministério da Saúde, isso facilita o trabalho no setor?
Carmen: O setor ficou mais ágil, pois todas as informações são emitidas de forma rápida e precisa, desde que o sistema foi implantado não tivemos problemas com o envio das informações, e podemos obter relatórios do que foi enviado de forma rápida e precisa.

O sistema consegue integrar com todos os sistemas do Ministério da Saúde, no que se refere ao faturamento do município?
Carmen: Sim, os arquivos são gerados dentro de sistema de forma a agilizar o procedimento de validação e exportação dos dados.

Sabemos que existem mudanças frequentes nos padrões de informações dos sistemas do Ministério da Saúde. O sistema de gestão em saúde oferecido pela Maestro tem conseguido atender a tempo as adequações necessárias sempre que as mudanças surgem?
Carmen: É incrível a integração do Sistema com as mudanças quase que mensais do Governo, todas as mudanças que o Governo faz o sistema já está adaptado para que não ocorra inconsistências, e o profissional que a empresa disponibiliza para o município sempre está capacitado para agir se houver qualquer intercorrência.

Para quem não possui um sistema de gestão em saúde que ajuda a atender as exigências do Ministério da Saúde existe riscos em relação a cortes ou redução de verbas. O sistema de gestão em saúde da Maestro tem auxiliado no processo de consolidação das informações de forma que garanta os repasses de verbas ou até mesmo melhoria dos indicadores?  
Carmen: O Sistema é a ferramenta que a gestão utiliza para que isso não ocorra, como gerente posso dizer que através de relatórios diários consigo perceber quais são as falhas que ocorrem no processo de digitação e posso corrigir para enviar ao Governo, muitas cidades da região acabam me procurando para tirar dúvidas sobre o nosso faturamento, pois não possuem uma ferramenta de gestão tão eficiente.

De maneira geral, em sua opinião, quais as grandes vantagens o sistema de gestão em saúde da Maestro pode oferecer para o Setor de UAC da Secretaria de saúde do Município?
Carmen: Existem diversas vantagens: praticidade, interoperabilidade com os sistemas do governo, economia de tempo, relatórios gerenciais de alta precisão que nos ajudam a tomar decisões rápidas e no meu ver a mais importante: agilidade nas interpretações das exigências do Governo.


Por fim, você indicaria o sistema de gestão em saúde da Maestro para Municípios que estejam encontrando alguma dificuldade de gestão ou ainda com dificuldades em atender as exigências do Ministério da Saúde quanto a informatização completa da rede Saúde?
Carmen: Eu indicaria sem dúvidas o Sistema da Maestro, por ser um sistema de fácil compreensão e que atende à demanda de meu setor, os profissionais são altamente qualificados, dão o feedback dos problemas dentro de um prazo rápido e estão sempre aprimorando o sistema, atende prontamente às solicitações e as que não são possíveis são esclarecidas de forma clara e precisa.