O sistema de consultoria e orientação em Gestão Municipal que será o diferencial da sua Secretaria de Educação.

Visando dotar a gestão da educação publica municipal de recursos tecnológicos modernos, o IDS Educação é uma solução eficaz e flexível que permite a centralização de todos os dados relacionados as áreas administrativa, acadêmica e pedagógica das unidades de ensino.

Acesso as informações de forma rápida e em tempo real proporciona a redução dos custos operacionais, subsídios para a realização de planejamento e, principalmente melhoria na qualidade de serviços prestados à população.

Totalmente desenvolvido para a plataforma WEB, a ferramenta conta com a mais modernas e atualizadas práticas em tecnologias. Com uma interface amigável, mesmo para os usuários menos experientes, permite interação entre pais, alunos e professores.

O IDS Educação proporciona a tomada de decisões de forma rápida e precisa, através de informações gerenciais obtidas por relatórios e indicadores gráficos de acompanhamento. Apoiando o cumprimento das metas e obrigações do município relativas a educação pública.

MÓDULOS

O módulo de gestão escolar está disponível para que seja possível a inclusão, edição, e consulta de unidades de ensino, cadastro de pessoas, alunos, servidores, endereços, Conselhos, Necessidades Especiais e demais cadastros pertinentes a secretaria de educação.

Neste módulo o sistema contempla a manutenção da vida do aluno dentro da unidade de ensino, com processos como os de: criação e manutenção de calendário escolar, matrizes curriculares, sistemas de avaliações, classes, cursos, séries, atividades complementares, matriculas, ensalamentos, transferências, remanejamentos, registro de avaliações e frequência, históricos escolares, fechamento de períodos letivos, entre outras opções pertinentes a vida escolar do aluno.

Permite à nutricionista e demais funcionários encarregados um controle de refeições. Essas refeições são compostas de receitas de nutrição, aonde a nutricionista pode criaras receitas de refeições contendo os ingredientes necessários cada um com seu modo de preparo. Existe também a possibilidade de cadastro de alimentos complementares que acompanham as refeições, as mesmas podem ser divididas em grupos de tipos de refeições. Valor calórico de cada refeição e custo para o município podem ser apurados dentro do módulo.

O sistema de transporte possibilita ao município um controle de frota de veículos, de seus servidores que atuam como motoristas e empresas que prestam serviço de transporte escolar dentro do município. Podemos realizar inclusão e impressão de carteirinhas de transporte para os alunos, assim como criação de rotas de transporte, contratos de transporte, turnos, locais de embarque/desembarque, entre muitas outras opções sobre o meio de locomoção escolar dos alunos.

O módulo de estoque disponibiliza opções de controle de insumos através de locais de armazenamento onde os produtos destinados as unidades escolares serão por controlados através de seus respectivos grupos, além de possibilitar também o controle do estoque através de quantidade, data de vencimento ou lote do fabricante por exemplo. Movimentações de insumos como entradas, saídas, transferências, requisições de insumos controle de fabricantes e fornecedores também estão disponíveis para controle dos insumos.

O módulo de biblioteca dispõe de um controle único de obras literárias. A manutenção das obras literárias se dá através de: autores, coleções, editoras, idiomas, tipos de obras, tradutores, ISDN, resenhas, palavras-chave, etc. Uma vez cadastrada uma obra em uma das bibliotecas não há necessidade de um novo cadastro em outra, diminuindo assim, o tempo e o curso da implantação e manutenção do acervo. A biblioteca deve apenas fazer a manutenção de seus exemplares de cada uma das obras do acervo. Essa maneira de trabalho permite interligar todas as bibliotecas do município facilitando a localização de exemplares em qualquer unidade.

Na manutenção dos equipamentos o sistema permite realizar o cadastro de todos os equipamentos que são utilizados pelas unidades escolares controlando-os por tipo, marca, e situação dos mesmos. Na parte de manutenção de do módulo temos a opção de dividir os equipamentos por grupos de manutenção, tipos, unidades de manutenção, quais atividades serão realizadas durante estas manutenções e planos de manutenção. Além de tudo isso, disponibilizamos a abertura e geração de ordem de serviço juntamente com a abertura e manutenção de ordens de serviço.

No módulo de gestão de documentos o sistema permite que utilizemos de locais de armazenamento para controlar o depósito de documentos que iremos criar, podemos também separar os documentos por seções de cada local de armazenamento e cada documento iremos informar um título para o mesmo. Para adicionar o documento desejado, basta pressionar o botão pesquisar ao lado direito da tela de documentos e localizar o arquivo desejado de um local de sua máquina.

A parte financeira é constituída de um cadastro de Bancos, onde é informado o nome do banco Através da descrição e o código do BACEN seguido de seu dígito. Disponibilizamos também um cadastro de conta bancária aonde se informa nome, e em seguida banco a qual ela pertence, seleciona-se tipo da conta, corrente/poupança, e informa-se o número e agência da conta também. Disponibilizamos também cadastros de fontes de recurso, planos de contas, planos de custo, consolidações contábeis, lançamentos contábeis, lançamento de empenhos, autorização de pagamentos, entre outras atividades financeiras.

O Controle de patrimônios disponibiliza ao usuário cadastrar todos os bens, mobiliários e imobiliários da instituição no sistema. Controla-se os mesmos por marca, fabricantes, tipos de bens, grupos de bens, situação dos mesmos e auxiliamos com cadastro de fontes de recurso aonde podemos informar número da fonte e descrição da mesma juntamente com contas bancárias da fonte de recurso escolhida. Na parte de movimentação dos bens atuamos com inventários e transferência de Bens, aonde os inventários.

Neste módulo são realizados cadastros de tipos de registros para vinculo no registro de ouvidorias, podendo ser registros internos ou externos. Realiza-se o cadastro das situações dos registros que são adicionados no cadastro dos mesmos da ouvidoria de acordo com o assunto desejado. Pareceres de ouvidoria, que tem como objetivo ser vinculado às etapas do acompanhamento da ouvidoria cadastrada podendo então este mesmo parecer encerrar o registro da ouvidoria ou não. Assuntos que são inclusos e visualizados no acompanhamento de registros da ouvidoria, necessitam ser vinculados a uma prioridade e um limite de parecer.

O módulo contém as funcionalidades de cadastros, configurações de acesso e manutenções dos operadores, bem como, seus privilégios de acesso, grupos, temas, monitoramentos e senhas. Disponibilizado também as opções de criação e manutenção de unificações de cadastros, assim como de bairros, localidades, logradouros e municípios. Permite também o monitoramento do sistema para verificação de todas as movimentações realizadas no sistema pelos operadores desde que os mesmos estejam configurados em seus respectivos cadastros para serem monitorados.

BENEFÍCIOS

  • Geração do índice de desenvolvimento da educação municipal a partir dos resultados das avaliações de aprendizagem;
  • Classificação de crianças para o preenchimento de vagas conforme grau de vulnerabilidade socioeconômica;
  • Definição do número de funcionários, pedagogos e gestores de cada unidade de ensino, considerando total de matriculas e classes;
  • Integração de todas as Unidades de Ensino geridas pelo município e dos setores internos da secretarias de educação;
  • Identificação única dos alunos e servidores em todas as Unidades de Ensino;
  • Organização dos processos de cadastro e acompanhamento das informações, evitando retrabalho e duplicidade de procedimentos;
  • Dados disponíveis para consulta em todas as Unidades de Ensino em tempo real;
  • Facilidade e agilidade na realização dos cadastros e movimentações;
  • Facilidade na auditoria dos dados informados;
  • Emissão de toda a documentação oficial do aluno a qualquer tempo;
  • Geração de dados para o EDUCACENSO e para os órgãos responsáveis pela educação;
  • Acompanhamento do corpo docente nas Unidades de Ensino;
  • Emissão de relatórios operacionais e de controle em tempo real;
  • Informações gerenciais e indicadores para a tomada de decisões;
  • Aproveitamento de dados existentes;
  • Segurança das informações;
  • Otimização dos processos;
  • Atualizações constantes;
  • Suporte permanente;
  • Redução de custos;
  • Tecnologia WEB.