O sistema que será o diferencial da sua Secretaria de Saúde

Voltado para a gestão da saúde pública municipal, o sistema IDS Saúde é uma solução moderna, eficaz, flexível e de grandes vantagens competitivas.

A informação é lançada uma única vez no sistema e disponibilizada para todos os setores, possibilitando a integração total da Secretaria da Saúde. O histórico individual do paciente é gerado com o uso sistemático da ferramenta.

A otimização dos processos é garantida através da integração dos dados gerados e transferidos automaticamente para os programas oficiais do DATASUS MS.

O IDS Saúde proporciona tomada de decisões de forma rápida e precisa, a partir de informações geradas por relatórios e indicadores gráficos de acompanhamento.

 

SBIS – SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM SAÚDE

A MAESTRO Sistemas possui o sistema IDS Saúde certificado junto a SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. O Processo de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) SBIS-CFM destina-se a sistemas que capturem, armazenem, apresentem, transmitam ou imprimam informações identificadas em saúde.

Dessa forma o sistema compreende um conjunto de informações destinadas a formar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Os clientes que utilizarem o sistema estarão certificados que o software atende aos mais rigorosos requisitos de segurança de informações. Além das regras destinadas a autenticação das operações e acessos ao sistema, integridade dos dados, confidencialidade das informações, segurança para a disponibilidade dos dados, controle de backups, dentre outros recursos.

 

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A Certificação Digital é uma tecnologia que oferece sigilo, agilidade e validade jurídica em transações eletrônicas. O que rege uma certificação é o Certificado Digital, que é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e/ou empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar com segurança e agilidade.

A IDS disponibiliza seus sistemas com a operabilidade da Certificação Digital. Esta funcionalidade poderá ser utilizada no momento em que o operador for logar no sistema, isso para aumentar a segurança no acesso. Também é possível assinar digitalmente os atendimentos realizados por cada profissional, sendo assim, será possível comprovar que de fato este profissional realizou o atendimento, com integridade e confiabilidade nas informações. Critérios esses essenciais para gerar corretamente o Prontuário Eletrônico com assinatura digital no Padrão ICP – Brasil e em conformidade com a resolução 1.821 do CFM – Conselho Federal de Medicina.

 

ASSESSORIA EM GESTÃO DE SAÚDE

Tem como propósito identificar e caracterizar os fatores inibidores e facilitadores que interferem na eficiência e eficácia da estrutura, dos programas e ações que envolvem o sistema de saúde que está sob a responsabilidade da gestão de saúde municipal propondo as melhorias para a qualidade dos serviços, promovendo a satisfação dos profissionais de saúde e da população usuária, além da aplicação adequada dos recursos,  normalmente escassos, resultando na construção de uma imagem positiva com incremento nos indicadores sociais e políticos.

MÓDULOS

O sistema proporciona a geração de relatórios dinâmicos e em tempo real, de acordo com a necessidade de cada setor, tanto para os níveis de gestão, gerência ou para os profissionais de saúde, que podem ser visualizados de forma descritiva e também em gráficos. Além disso, de forma automática, gera informações para integração com os demais sistemas de alimentação obrigatória do Ministério da Saúde (SIA, SIHD, SISPRENATAL, CARTÃO SUS, PNI, e-SUS, dentre outros), bem como, compatibilizar os cadastros e tabelas utilizadas e disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Controla os agendamentos de consultas e atendimentos dos profissionais nas unidades assistenciais vinculados aos serviços de saúde do município, bem como os exames e as Listas de Espera. Possibilita várias funcionalidades para auxiliar e agilizar o dia a dia dos profissionais relacionados as funções operacionais no sistema, como: bloqueios e liberações de agendas, transferências de agendamentos, controle de usuários faltantes, agendamentos por sessões e fisioterapias, gerenciamento de cotas de agendamento e gerenciamento das sobras, dentre outros recursos. Fornecendo relatórios e informações estatísticas e gerenciais sobre a utilização dos serviços de saúde, dispondo de uma opção inclusive para pesquisa de satisfação de atendimentos.

Possibilita gerenciar o fluxo do atendimento ambulatorial nas unidades assistenciais do município, através de prontuário eletrônico. Além de possibilitar a digitação dos atendimentos realizados em setores não informatizados. É possível ainda o controle de atendimentos realizados por RAAS – Atenção Domiciliar e RAAS – Atendimento Psicossocial. É possível definir restrições por Unidade de Saúde em relação aos seus prontuários.

Possibilita o registro de todas as reclamações, sugestões e elogios feitos pelos usuários de forma presencial, via telefone ou internet, permitindo o envio de cada assunto ao setor responsável para rápida solução e o acompanhamento de cada situação. O sistema gerencia automaticamente os prazos de retorno, informando ao ouvidor sobre o andamento dos processos, que por sua vez, poderá responder ao cidadão através de carta, telefone ou e-mail, sobre a apuração da procedência ou não, além dos encaminhamentos dados à situação apresentada. Ao mesmo tempo, são gerados os documentos para informar aos interessados, assim como a produção de estatísticas para acompanhar os pontos favoráveis e críticos do sistema local.

O WinSaude proporciona condições para que todos os procedimentos relacionados à vacinação da população sejam contemplados no sistema, de acordo com o calendário vacinal definido pelo Sistema Único de Saúde. Todas as vacinas já aplicadas para os cidadãos do município deverão ser registradas para atualização da carteira de vacinas, assim como, as que serão aplicadas, deverão ter o registro e o controle promovidos pelo sistema. O sistema permite controlar Frascos de Aplicação de Vacinas por dose ou quantidade, para facilitar e agilizar os processos que envolvem o setor de imunização. Ainda, possibilita a emissão e remissão da carteira de vacinas e gera os relatórios em meio eletrônico para o sistema de informações do Ministério da Saúde (SI-PNI).

Tem por finalidade gerenciar o Atendimento Odontológico Básico e Especializado, desde o agendamento e recepção, até o registro dos atendimentos, em Odontograma Eletrônico. Controlando a programação de atendimentos dos Usuários agendados referenciados e da demanda espontânea, de forma a permitir o acesso ao odontograma consolidado de todos os atendimentos realizados para cada usuário. Assim, fornece informações estatísticas, epidemiológicas e gerenciais dos atendimentos registrados, através de relatórios e gráficos. Permite exportação da Ficha de Atendimento Odontológico para atender as regras do e-SUS em relação a Atenção Básica.

Permite o registro dos exames laboratoriais, seguindo o fluxo do laboratório (agendamento, recepção, coleta, emissão dos laudos e entrega ao paciente) com a flexibilidade na configuração dos exames e laudos para os exames realizados. Possibilita o acompanhamento visual do fluxo de realização dos exames, incluindo Laudos de Radiologia e outros exames de imagem, com a utilização de Assinatura Digital para liberação dos resultados conferidos. Além disso, fornece informações estatísticas dos exames realizados, através de relatórios e gráficos. Disponibiliza os resultados dos exames no prontuário do paciente e possibilita o controle dos exames realizados, evitando a realização de exames repetidos e desnecessários. O sistema dispõe de integração com Laboratórios Externos e possibilidade de Interfaceamento de Equipamentos para agilizar os processos dentro dos Laboratórios.

Possibilita o gerenciamento de todos os locais de Armazenamento e fornecimento de materiais e medicamentos do Município. Registrando as entradas (Compras, Transferências, Ajustes de Entrada, etc.) e saídas (Dispensação, Consumo Próprio, Transferências, Perdas, etc) de Estoque, controlando os medicamentos por lote, data de validade e medicamentos controlados. O Estoque possibilita ainda o controle dos Insumos por Código de Barras e impressão de etiquetas para agilizar os processos. Abrange funcionalidades como: pedido de compra, controle de requisições, fechamento mensal de estoque, verificação de vencimentos de insumos, inúmeros relatórios, além da possibilidade de exportação de dados para o Sistema Hórus.

Controla as ações que o município realiza, na qualidade de gestor do sistema de saúde, na forma de programas proporcionando as condições para que o município possa utilizar o cadastro de ações programáticas padronizado pelo Ministério da Saúde. Além da complementação com informações específicas, como limite de usuários em cada programa e permanência mínima, controlando os usuários ativos e inativos, inscritos nos programas, com datas de inclusão e saída. Permitindo ainda a programação de frequência dos usuários que tomam parte nos programas para fornecimento de medicamentos, consultas, avaliações e exames, conforme periodicidade definida. Esse módulo proporciona o controle de programas municipais, além de controlar especificamente os Programas: HiperDia, SisPréNatal, SisVAN, Planejamento Familiar, Climatério e Menopausa e Saúde da Criança.

Permite o controle de exames preventivos (Exames de Mama e de Colo do Útero) realizados e solicitados pela Unidade de Saúde. Disponibilizando Histórico de todos os exames realizados por usuário, permitindo verificar as Evoluções de cada caso.

Controle de Famílias e Visitas de Agentes Comunitários de Saúde, com registro do perfil epidemiológico das Famílias. Registro das fichas e-SUS com disponibilidade de exportação para o centralizador (PEC) e CDS disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Fornece informações estatísticas das Visitas de ACS, além de informações relacionadas aos Usuários dessas visitas.

Prestação de um serviço com atuação multiprofissional que consiste na entrega de medicamentos no domicilio dos cidadãos em quantidade suficiente para um determinado período aos pacientes portadores de patologias crônicas que estejam estáveis e clinicamente controlados, acompanhados nas unidades básicas de saúde e cadastrados nos programas de saúde oficiais do município.

Possibilita registrar todas as solicitações de internações através do SUS ou outras modalidades de pagamento, de forma que todos os laudos sejam lançados em tempo real, proporcionando ao Município o controle desta condição, para que sejam evidenciados todos os atendimentos, a procedência dos pacientes, características da internação, hospital e profissional solicitante. Ainda possibilitando a autorização on-line pelo controle e avaliação, emissão das AIH’s e a geração do faturamento. Além disso, proporciona a condição para informatização de todos os setores do hospital, desde a recepção, controle de leitos atendimento médico, de enfermagem, farmácia, insumos e nutrição, de maneira que todos os registros estejam no meio eletrônico.

Possibilita o registro de acompanhamentos nos processos de notificações de infecções hospitalares, informando em cada data o detalhamento do acompanhamento. Permitindo a geração de relatórios e verificação das evoluções dos Processos de Notificação.

Possibilita o controle de múltiplos locais de arquivamento de documentos S.A.M.E. para cada unidade de saúde, controlando o acesso para cada operador e definindo os setores solicitantes. Envolve os documentos nas etapas de: Solicitação, Saídas, Transferências, Devoluções e Históricos.

Permite o controle sanitário, especialmente no que se refere ao controle da infecção por micros agentes contaminantes. Nesse sentido, proporciona as condições para que os procedimentos de esterilização tenham um ordenamento e controle rigoroso, sendo possível classificar os itens por grupos e remessas, de acordo com o grau de contaminação para que recebam o tratamento adequado e sejam disponibilizados tanto para preparação quanto para o uso com todos os critérios de segurança. Permite gerenciar as etapas de esterilização e a saída desses materiais detalhando sua realização para qual profissional e setor foi entregue.

Permite o controle dos serviços que envolvem alto custo de remuneração e são submetidos a procedimentos diferenciados de solicitação, autorização e pagamento. O sistema dá condições para que os laudos de solicitação sejam emitidos, encaminhados a auditoria e posteriormente o faturamento com a exportação para o SIA/SUS de forma integrada. Além disso, promove o registro da origem do paciente, com as rotinas de autorização para que a pactuação seja controlada e cumprida de acordo com os parâmetros estabelecidos.

O sistema de saúde está organizado de forma regionalizada, onde os serviços não disponíveis no próprio município são prestados em outros domicílios. Nesse sentido, o sistema proporciona a configuração das rotas, identificando os municípios de destino e o veículo que será utilizado, bem como, o agendamento prévio com os horários e locais de partida, gerenciamento de cotas, além de possibilitar a classificação das despesas de viagens em grupos, permitindo com isso a emissão de relatórios sintéticos de despesas, além do controle dos custos e ajustes de viagens.

Permite o registro de chamados disparados ao SAMU 192, realizando controle de todo o processo de atendimento ao usuário, o deslocamento da ambulância ao local solicitado e o retorno da mesma a base centralizadora.

Este quesito contempla as necessidades relacionadas aos aspectos de vigilância sanitária, dentre os quais o cadastramento e controle de todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços do município, submetidos à monitoração, fiscalização e legalização por parte da saúde municipal. Aliado aos procedimentos formais de atendimento às reclamações, investigações, inspeções e emissão da licença sanitária. Ainda possibilita gerar licença para Habite-se e circulação de Veículos, possibilita o registro de acidentes envolvendo animais, bem como inspeções de Abates e Materiais. Além, de gerenciar as Análises e Amostras de Água e Alimentos que ocorrem no município e nos estabelecimentos envolvidos.

Todos os eventos de saúde que são identificados como doenças de notificação compulsória devem gerar um processo para que os procedimentos de investigação, monitoração e tratamento sejam desenvolvidos pelo Serviço de Epidemiologia. Para isso, o software deverá gerar automaticamente a partir da informação do CID 10 informado pelo médico a título de diagnóstico um processo de notificação para a epidemiologia e torná-lo disponível em tempo real. Para as doenças que exigem formulário específico para notificação ou complementação de informações, o sistema deverá provê-lo automaticamente.

Possibilita o registro de todas as reclamações, sugestões e elogios feitos pelos usuários de forma presencial, via telefone ou internet, permitindo o envio de cada assunto ao setor responsável para rápida solução e o acompanhamento de cada situação. O sistema gerencia automaticamente os prazos de retorno, informando ao ouvidor sobre o andamento dos processos, que por sua vez, poderá responder ao cidadão através de carta, telefone ou e-mail, sobre a apuração da procedência ou não, além dos encaminhamentos dados à situação apresentada. Ao mesmo tempo, são gerados os documentos para informar aos interessados, assim como a produção de estatísticas para acompanhar os pontos favoráveis e críticos do sistema local.

Todos os serviços de saúde que demandam autorização e/ou marcação prévia devem ser organizados em agendas. O Software WinSaúde, complementado pelo IDS Saúde, possibilita aos serviços este ordenamento, seja na forma de Central de Agendamento ou em cada Unidade de Saúde. As consultas podem ser marcadas por profissional, especialidade ou unidade de atendimento, assim como os exames, procedimentos complementares e o transporte de pacientes. Além disso, possibilita a Autorização de Consultas e Exames/Procedimentos, além do registro dos atendimentos realizados pelos Prestadores de Serviços contratados, no próprio local de atendimento, gerando com isso as informações para apurar a produção e a emissão de documentos para o faturamento. Devido à flexibilidade individual entre os Prestadores ou Unidades de Atendimento as configurações e parametrizações podem ser totalmente variáveis, respeitando-se principalmente os contratos firmados entre Regulação e prestador. Estas funcionalidades estão disponíveis para operar através da Internet (browser).

Possibilita registrar e gerenciar o fluxo de atendimentos dos chamados de socorro onde são disponibilizadas viaturas (ambulâncias) para o atendimento dos chamados. Gerencia todas as fases, desde o atendimento telefônico do chamado (solicitações) até a finalização do atendimento realizado pela Equipe, com solicitações de envio de ambulâncias ou não. É possível ter o controle de quais Equipamentos e qual é a Equipe que está compondo cada viatura (ambulância), e através de uma tela de Controle saber rapidamente onde está cada viatura e sua situação (ocupada, disponível, em transito…). Além de acompanhamento das informações através de relatórios e históricos.

Possibilita o registro das ações e atendimentos realizados em locais onde não seja possível a disponibilização de terminais on-line, principalmente o atendimento feito em domicílios pelas Equipes de Saúde da Família. Após a atualização dos dados ou inserção de novas informações o dispositivo é sincronizado com a base real para atualização das informações.

Permite a chamada e identificação visual através de Painéis Eletrônicos (monitores ou TV´s), aos pacientes que aguardam atendimento nas Unidades de Saúde. É possível acionar o painel eletrônico nos estágios de recepção ou triagem ou atendimento de consultas. Há recursos disponíveis para apresentar nos intervalos dos chamados, vídeos institucionais ou municipais, além de imagens ou mesmo configurar para um canal de notícias RSS ser exibido para apresentação de informações sempre atualizadas e diferenciadas.

BENEFÍCIOS

Em conformidade com a resolução brasileira 1.821 do CFM

  • Prontuário Eletrônico com assinatura digital;
  •  Conselho Federal de Medicina;
  •  Integração de todos os setores da secretaria de saúde;
  •  Atendimento das unidades de saúde “off-line”;
  •  Atendimento das unidade de saúde móveis;
  •  Agilidade no atendimento ao paciente;