O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) atribui aos municípios os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social, de caráter permanente ou eventual. O grande desafio o que se apresenta aos gestores de Assistência Social consiste em atender as demandas de proteção social e gerenciar as informações no nível local e para as demais esferas governamentais.

Com o propósito de fazer cumprir esses objetivos, a MAESTRO trabalha com o sistema IDS Social, para atender as necessidades de produção das informações e possibilitar o acompanhamento completo da área social municipal, com uma solução moderna, eficaz e flexível afim de atender ao novo modelo de gestão do Ministério do Desenvolvimento Social.

O sistema IDS Social garante informações detalhadas dos atendimentos realizados, benefícios concedidos e detalhamento do público atendido, integrando todas as unidades de Assistência Social, disponibilizando um histórico único, refletindo em controle e acompanhamento da real execução dos planos de ação da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O software ideal para o gerenciamento de todas as ações sociais

Organizar o controle social, disseminar as informações com rapidez e clareza, ajudando na garantia dos direitos dos cidadãos, a busca da excelência de gestão com sistemas de informações precisos e confiáveis para a tomada de decisões.

A MAESTRO Sistemas Públicos, tem por objetivo oferecer um ambiente informatizado para a administração da Secretaria de Assistência Social, proporcionando um sistema integrado, permitindo o gerenciamento de serviços fundamentais para o melhor funcionamento das atividades diárias da secretaria e outros pontos de acesso aos serviços no município.

Dar suporte a operação, a gestão, ao financiamento e ao controle social; disponibilizando ferramentas ao suporte, monitoramento e avaliação de programas, serviços e benéficos, contemplando os diversos integrantes dessa política (gestores, técnicos, usuários, entidades, conselhos e sociedade).

MÓDULOS

Este módulo possibilita o controle de acesso ao sistema, com as permissões aos operadores e as principais configurações (de sistema, da Assistência Social Municipal, de backup, entre outros). Ainda é possível a realização de cadastros de Usuários, Famílias, Profissionais, Unidades de Assistência Social. Permite a Importação de Cadastros Únicos (CadUnico) com a funcionalidade de substituir ou não os cadastros existentes. É possível gerenciar os Conselhos definindo seus membros, além de controlar os Documentos por eles gerados, como: Atas, Declarações, Portarias, Ofícios, dentre outros. Ainda no módulo geral é possível a geração dos Formulários Mensais de Atendimentos C.R.A.S. e C.R.E.A.S, além de emissão de diversos relatórios.

Permite o controle de Requisições, Autorizações e Atendimentos de Benefícios Sociais para Usuários e Famílias com a possibilidade de definição de Cotas para Benefícios Sociais por Unidade de Assistência Social. Possibilita geração de diversos relatórios, além de permitir acesso ao cadastro de usuários.

Possibilita o registro de Atendimentos Sociais e Encaminhamentos realizados por C.R.A.S. e C.R.E.A.S., registros de Atividades Coletivas, registro de Ocorrências e Acompanhamentos de Violências ou Violações de Direitos e registro de Ocorrências e Acompanhamentos de Medidas Socioeducativas. Permite ainda o gerenciamento dos Acolhimentos Institucionais ou Familiares, além das Evoluções dos Acompanhamentos Familiares e Prontuário SUAS. Disponibiliza ainda a Certificação Digital de Atendimentos Sociais e emissão de inúmeros relatórios a partir das informações registradas.

Permite registrar solicitações e abordagens sociais, além dos atendimentos, Serviços Especializados e acolhimentos ofertados para Pessoas em Situação de Rua. Possibilita o registro dos benefícios e encaminhamentos prestados ao usuário.

Possibilita o acompanhamento de Usuários e Famílias nos Programas Sociais. Permite o gerenciamento dos Descumprimentos de Condicionalidades do Bolsa Família, além de registros de Atendimentos e Atividades Coletivas dos Programas Sociais, Plano de Contas, Lançamentos de Recursos e Despesas. É possível gerar diversos relatórios a partir dos dados registrados no sistema, além de verificação completa dos históricos por usuários ou famílias.

Permite o cadastro de Famílias solicitantes de Habitação controlando informações e condições de moradia, trabalho e renda, bens domésticos, gerando classificação (ranqueamento) dos cidadãos e famílias a partir dos critérios adotados pelo município. Controla as Famílias sorteadas pelos programas habitacionais, realizando processo de entrega e acompanhamento. Possibilita ainda o controle de Concessões de Imóveis Habitacionais e gerenciamento de averiguações de famílias em programas habitacionais.

Possibilita o controle dos insumos das Unidades e materiais fornecidos para Usuários e Famílias, através das funcionalidades: Pedidos de Compras, Licitações de Compras (com gerenciamento a partir de cronogramas pré-estabelecidos), Entradas, Saídas e Transferências de insumos. Esse módulo possibilita ainda fechamentos mensais de estoque, avaliações de estoque (mínimo, máximo e ideal) e verificação de vencimentos de insumos. Além de permitir o controle de insumos por conjuntos, que permite reunir um “grupo de insumos” para facilitar as entregas ou dispensações. Dispõe de recursos como: Centro de Custos, Relatório de Curva ABC, Relatório de Demanda Reprimida de Insumos, Demonstrativo Mensal de Operações, dentre outros relatórios.

Permite o controle de realização de Cursos, Locais de Realização, Profissionais e Alunos. Possibilitando a geração de históricos e relatórios.

BENEFÍCIOS

  • Tecnologia WEB;
  • Melhor gerenciamento dos gastos em Assistência Social;
  • Efetividade das ações de Assistência Social;
  • Melhoria na Avaliação dos Resultados da Assistência Social;
  • Agilidade no atendimento aos cidadãos;
  • Atendimento integrado ao Prontuário SUAS;
  • Atendimentos Sociais;
  • Encaminhamentos Sociais;
  • Avaliação da condição social dos cidadãos e famílias;
  • Ações de Proteção ao Cidadão;
  • Violências ou Violações de Direitos;
  • Medidas Socioeducativas;
  • Acolhimentos Institucionais ou Familiares;
  • Evoluções dos Acompanhamentos Familiares;
  • Atividades Coletivas;
  • Convivência Comunitária e Fortalecimento de Vínculos;
  • Formulário Mensal CRAS e CREAS;
  • Acompanhamento de Cursos para capacitação dos cidadãos;
  • Gestão dos Conselhos;
  • Importação do arquivo CADUNICO